sábado, 5 de janeiro de 2008

[Jornal de Notícias] Iniciativas para fazer chegar canais à Galiza


Pedro Antunes Pereira

A transmissão de canais portugueses na Galiza está agora à espera que o presidente da Junta da Galiza, Emílio Pérez Touriño, envie um pedido formal para o governo espanhol. E isto depois do primeiro-ministro e das entidades espanholas se terem manifestado a favor da existência de canais portugueses nas televisões dos galegos.

A Fundação "Via Galego" assumiu as rédeas deste processo e está empenhada em realizar um conjunto de iniciativas para que tal desiderato seja possível.

"No plano social serão empreendidas actividades direccionadas para explicar à sociedade galega as vantagens que teria a recepção dos canais portugueses", revela o director de actividades da Fundação, Ângelo Vicente. "Estamos a promover a publicação de artigos de opinião na imprensa nacional galega, e também está prevista a organização de uma palestra com pessoas galegas e portuguesas da política e comunicação social, entre outras actividades".

Braga e Porto mais perto

Já o presidente da Fundação "Via Galego" é da opinião que a "recepção de novos canais na mesma língua, ainda que numa variante diferente, servirá de contraponto positivo ao predomínio de meios castelhanos que estão a prejudicar a nossa língua". Para Carlos Callón, "não faz sentido que se saiba, através da televisão, o que está a acontecer em Múrcia, onde a maior parte dos galegos nunca viajará, e não conhecemos o que está a ocorrer em Valença, Cerveira, Braga ou Porto, onde eles se deslocam várias vezes por semana".

As entidades galegas veriam com bons olhos a realização de programas em conjunto "Seria uma notícia extraordinária porque contribuiriam para as sociedades galega e portuguesa, que já tanto se relacionam no plano económico, pudessem conhecer-se ainda mais e melhor".

Ângelo Vicente dá o exemplo da "co-produção de uma homenagem ao Zeca Afonso entre a TVG e a RTP que resultou um sucesso extraordinário". E apresenta mais ideias que poderiam ser tratadas "cancioneiros medievais galaico-portugueses; actualidade da língua galaico-portuguesa no mundo; Portugal como destino de dissidentes do regime de Franco; complementaridades económicas entre a Galiza e Portugal; a realidade dos portugueses na Galiza e dos galegos em Portugal hoje; as diferenças entre as variantes galega e portuguesa da língua".

Fonte: Jornal de Notícias.

Sem comentários: